SenseMyFEUP

O Projeto

The Project


Nascido do projeto SenseMyCity, o SenseMyFEUP é uma app que permite recolher informação sobre a mobilidade e sustentabilidade de estudantes e colaboradores da FEUP de uma forma anónima, simples e dinâmica. Descubra a sua Pegada de Carbono e melhore os seus hábitos diários de mobilidade.


Razões para instalar


O mundo caminha para uma era global de procura pela sustentabilidade e conectividade de informação. Segundo dados do Comissariado para a Sustentabilidade da FEUP, cerca de 40% dos estudantes e colaboradores utiliza o carro na sua mobilidade, contrastando com o 1% da bicicleta. É importante a monitorização da evolução dos padrões de mobilidade da FEUP, considerando que constitui 21% da nossa Pegada de Carbono total.


Pegada de Carbono

Ao instalar o SenseMyFEUP contribui para a evolução de sistemas de recolha e processamento de data (passando do papel para o digital) e para a autoconsciência do nosso impacto no mundo e na nossa faculdade. Dê connosco o próximo passo da tecnologia de origem FEUP e habilite-se a receber um prémio pela sua contribuição. Por uma FEUP mais dinâmica, tecnológica e sustentável.

Prémios


Será oferecido 20€ em Vale de Compras da Loja U.Porto por semana entre 17 de abril e 5 de maio e um prémio final de 50€ em Vale de Compras da Loja U.Porto na semana final.

Os prémios serão sorteados entre os participantes que contribuam com dados num maior número de dias. Por cada dia com viagens recolhidas os participantes ganham uma hipótese de ganhar.

Como Funciona?


O SenseMyFEUP funciona em background, recolhendo informação sobre as suas viagens anonimamente que depois envia para a Cloud cada vez que se liga a uma rede Wi-Fi. Para melhorar o sistema de deteção de modo, será lançado um questionário sobre o modo de transporte que utilizou na sua viagem, ao qual pode escolher se responde ou não.

Que informação recolhe?


O SenseMyFEUP monitoriza as suas viagens com destino e origem FEUP, nomeadamente a distância que percorre, o tempo que demorou e a frequência para calcular os seus custos com transportes e as emissões que causou, permitindo a avaliação da sustentabilidade.

Dados Pessoais Guardados


Dados de localização obtidos através do sensor de localização de smartphones (GPS ou outro) com sistema operativo Android quando os participantes de deslocam na cidade, e respostas a questionário sobre o modo de transporte (obtidas também no smartphone).

Esta recolha e base de dados associada foi registada na CNPD com o código de processo 61.805.680.

Exercício do Direito de Acesso


Os dados que cada participante são disponibilizados em permanência numa página web a esse participante (e só a ele), havendo um link que permite descarregar ou apagar os próprios dados. Assim, cada participante tem acesso aos próprios dados e controlo sobre eles sem intervenção dos organizadores da recolha.

Como Sair do Estudo


Para deixar de recolher dados, os participantes podem alterar as configurações da aplicação ou desinstalá-la.
Para apagar os próprios dados, os participantes devem:
1. Aceder à página https://sensemycity.up.pt/sensemyfeup/
2. Clickar em "Manage Data", visível do lado esquerdo em baixo
3. Seleccionar "Delete Session" em todas os seus dados

Se tiverem dúvidas, os participantes devem contactar a Prof. Ana Aguiar através do email: ana.aguiar@fe.up.pt.

Medidas de Anonimização


Cada utilizador é identificado na base de dados pela hash usada pelo Google Open ID, de modo a poder ter acesso aos seus próprios dados. Estes hash estão associados a identificadores de utilizador aleatórios e servem somente para que cada participante possa aceder aos seus próprios dados. Por outro lado, nem o administrador da base de dados consegue reverter a hash, de modo que não é possível identificar o email dos participantes. Por este motivo, os vencedores dos prémios serão notificados directamente pela app quando esta se ligar para carregar dados.

Os dados em bruto são anonimizados com um id de utilizador diário para processamento agregado posterior. Com isto, adiciona-se um nível de anonimização que dificulta ataques de inferência através da determinação de padrões de mobilidade multi-diários dos participantes, dificultando a identificação, por exemplo, de locais de residência e horários de deslocação de uma mesma pessoa.
Todos os dados em bruto serão apagados após 3 anos.

Medidas de Segurança Lógica


O servidor está autenticado perante a aplicação móvel, de modo a garantir que esta só envia dados para o servidor de recolha. Os dados são comunicados de modo encriptado utilizando tecnologia semelhante à que os browsers usam para ligações seguras (SSL): utilizamos criptografia de chave pública (RSA) para trocar uma chave simétrica de sessão (AES) gerada aleatoriamente. O servidor está localizado dentro da rede da FEUP, e está sujeito a medidas standard de proteção de sistemas de informação.

Equipa responsável


Prof. Ana Aguiar
Prof. Cecília Silva
Eng. João Rodrigues
João Pedro Pereira – Dissertação na área de telecomunicações
Ana Cláudia Proença – Dissertação na área de mobilidade e ambiente
Com o apoio do Comissariado para a Sustentabilidade da FEUP

Contact

Contacto

it.porto.nip@gmail.com